Atividades

Em cada trimestre do Vela+ os participantes cumprem um plano de treinos que integra um conjunto de atividades que se complementam de forma a preparar da melhor forma os futuros velejadores, para os desafios da pratica da vela. Velejar implica trabalhar o equilíbrio, desenvolver força muscular e treinar as capacidades de memória e de coordenação motora, por forma a usufruir da melhor forma da experiência única que é navegar usando apenas o vento. A importância do desenvolvimento destas capacidades não se esgota na pratica da vela e é crucial para melhoraria da saúde e da qualidade de vida de todos nós.

As atividades do Vela+ são assim os elementos base do treino dos nossos velejadores e estão adaptadas às características de cada um dos participantes. Após um rastreio médico realizado pelos médicos do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção Geral de Saúde, são feitas as avaliações que servem de base aos programas de treino físico, de treino cognitivo e motor.

O plano de atividades do Vela+ está desenhado tendo por base 3 dias de treino por semana, dois no ginásio e um num dos veleiros Vela+.

Porque o treino de Vela é um processo evolutivo, para além das atividades regulares de treino:

  • Treino de Mar
  • Treino Físico
  • Treino Cognitivo e Motor

Decorrem ainda com alguma regularidade palestras sobre temas ligados à vela, à náutica e a outros temas associados aos vetores que definem as principais linhas de orientação do Vela+: o Desporto, a Saúde e a Cultura.