Vela+ na icSports 2015

Desde o início que todos os elementos envolvidos no projeto Vela+ assumiram a importância da partilha de resultados obtidos com a comunidade científica e de assim contribuir para o desenvolvimento de novos estudos relacionados com o treino físico e o treino mental desta faixa etária. Paralelamente, participar ativamente de uma discussão mais alargada sobre a criação de mecanismos que promovam a adoção de um estilo de vida saudável e o combate ao sedentarismo e ao isolamento social.

Nesse sentido, o Vela+ vai organizar, no âmbito da conferência icSports 2015, uma sessão sobre o tema Desporto para Todos - O desporto nas Cidades, no original, Sport For All - Sport in the Cities. A conferência icSports é um ponto de encontro e um importante espaço de partilha entre a comunidade académica e a comunidade desportiva. É por isso o local ideal para a realização desta sessão Vela+.

A conferência icSports, International Congress on Sport Sciences and Technology Support, é uma conferência internacional que cruza as áreas do desporto e atividade física, da medicina desportiva, biotecnologia com a informática e os sistemas de informação, de uma forma que sendo invulgar é cada vez mais relevante, dada a importância crescente dos meios tecnológicos no desporto e na promoção da saúde.

A 3ª edição da icSports tem lugar em Lisboa de 15 a 17 de Novembro de 2015. No dia 16 irá decorrer lugar a sessão, “Desporto nas Cidades”, composta por 2 painéis de convidados.

A ideia de centrar esta sessão no tema “Desporto nas Cidades” prende-se com aquilo que tem sido um dos principais objetivos do Vela+, criar mecanismos que enquadrem o desporto e atividade física na vida das pessoas ao nível da comunidade onde se inserem. As cidades são espaços que necessitam de se adaptar, de forma a promover a saúde e a qualidade de vida das suas populações. O que o Vela+ defende é que esta promoção de estilos de vida saudáveis ganha uma maior expressão quando enquadrada num quadro mais amplo em que se inserem os aspetos geográficos, culturais e ambientais e tecnológicos.

A sessão “Desporto nas Cidades” divide-se em duas partes, a primeira dedicada ao “Desportos Náuticos e a Cultura Marítima" (Water Sports and Maritime Culture) e a segunda sobre Desporto Intergeracional (Intergenerational Sport).

O primeiro painel traz a debate a importância que os desportos náuticos podem e devem ter na promoção da atividade física das populações ribeirinhas. Assim como a importância de divulgar e dar a conhecer todo o legado existente ao nível da cultura marítima, assim como todo o património museológico ligado ao rio e às atividades nele realizadas. É uma parte importante da nossa história. Neste primeiro painel vão estar presentes os representantes da Administração do Porto de Lisboa, da Agência Independente do Desporto e do Mar, a Câmara Municipal de Lisboa, a Direção Geral de Educação e a Marinha Portuguesa e será moderado pela Dra. Maria Ramires.

O segundo painel da tarde centra-se na importância de desenvolver mecanismos que envolvam diferentes gerações. A extrema segmentação da nossa sociedade leva a que a maior parte das atividades seja desenhada para um segmento estreito e muito bem definido da população. No entanto existem situações, e a promoção da atividade física é uma delas, em que interoperacionalidade pode ter um importante papel. Este segundo painel conta com a presença de representantes Direção Geral de Saúde, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal e com a participação da Prof. Teresa Figueiredo, especialista em treino motor e a Dra. Dulce Várzea, especialista em marketing farmacêutico e será moderado pela Dra. Maria Costa Neves.

Caso pretenda assistir a esta sessão poderá solicitar ingressos através dos contactos do Vela+.