Evento Vela+ Cultura 2016

No dia 28 de de Junho, realiza-se na Marina Parque das Nações o primeiro dos eventos Vela+ de 2016. Denominado Vela+ Cultura este evento marca uma nova fase nos eventos Vela+, na qual se pretende que cada evento esteja associado a uma das temáticas de referência do Vela+.

Desde o seu início que o Vela+ assumiu que as atividades relacionadas com a vela, o treino de vela e o treino complementar de preparação física e motora, teriam como contraponto uma partilha de experiências e de conhecimento, de caracter histórico, artístico e cultural. A vela e a náutica em geral, encerram uma história riquíssima que se confunde com a história deste povo que sempre esteve ligado ao mar. A história de Lisboa confunde-se com a história deste rio onde velejamos e as marcas desta vida em comum são um património riquíssimo que é importante dar a conhecer. Para além da história, o rio e as suas gentes foram também um elemento inspirador de músicos, poetas, pintores e outros artistas desta cidade.

O evento Vela+ Cultura pretende, para além de um momento de reunião de todos os praticantes e elementos do Vela+, contribuir para a descoberta desta vertente cultural da vela e da náutica de recreio. Esta primeira edição do Vela+ Cultura irá contar com uma exposição de António Oliveira. A participação de António Oliveira no Vela+ Cultura dá-se a dois níveis, através da sua exposição e também na qualidade de velejador e participante no projeto Vela+.

Como em qualquer evento Vela+, estarão disponíveis na Marina Parque das Nações vários veleiros que ao longo de todo o dia irão efetuar batismos de vela. É uma excelente oportunidade para todos os participantes e elementos ligados ao Vela+ trazerem os seus familiares e amigos e com eles partilharem a experiência de andar à vela. Estes batismos de vela vão estar disponíveis para qualquer pessoa que venha ter ao secretariado do evento e se inscreva. Venha andar à vela connosco e conhecer a alegria e boa disposição dos Urban Sailors, parceiros e amigos que se associam ao Vela+ nesta iniciativa de partilhar com toda a gente esta experiência única que é velejar no Tejo.

Paralelamente aos batismos de vela decorrem outras atividades ao longo de todo o dia. No plano desportivo vão existir uma aula de treino de coordenação motora pelas 11h00 da manhã e uma aula de fitness no período da tarde, pelas 15 horas. Um workshop de nós, em que se ensinam os principais nós utilizados numa embarcação à vela irá decorrer no período da manhã, pelas 11h30 e da parte da tarde, às 16h00. Uma referencia especial ao workshop “Tudo ao Natural” onde se aborda a produção de sabonetes a partir de óleos usados. Este workshop marca o início de uma colaboração com a Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente na qual se pretende associar a todos os eventos do Vela+ atividades de sensibilização e promoção de boas praticas ambientais.

De referir ainda que, neste como em todos os eventos Vela+, irão ao longo de todo o dia decorrer rastreios de saúde, a cargo de outro dos parceiros do Vela+, a farmácia Várzea. Uma forma rápida e simples de verificar alguns parâmetros da sua saúde, que por vezes passam despercebidos.