Evento Vela+ Desporto e Juventude 2016

No dia 28 de Setembro realiza-se a segunda edição do evento Vela+ Desporto, este ano denominado Vela+ Desporto e Juventude, numa tentativa de promover a partilha de experiências entre diferentes gerações e responder à solicitação de alguns dos participantes do Vela+ que gostavam de dar a conhecer esta experiência aos netos e a familiares mais jovens.

Tal como aconteceu no ano passado, este evento insere-se na Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa anual à escala europeia que pretende promover os benefícios da prática regular de desporto e de atividade física.

O evento Vela+ Desporto e Juventude vai decorrer na Marina Parque das Nações e integra um conjunto de atividades variado que se desenrolam ao longo de todo o dia. Como sempre, um elemento central destas atividades são os batismos de vela. É claramente uma das atividades mais populares e é sempre uma oportunidade de todos os participantes do Vela+ trazerem os seus familiares e amigos e de partilharem com eles a experiência de velejar. Estes batismos de vela vão estar disponíveis para qualquer pessoa que venha ter ao secretariado do evento e se inscreva. Venha andar à vela connosco e conhecer a alegria e boa disposição dos Urban Sailors, parceiros e amigos que se associam ao Vela+ nesta iniciativa de partilhar com toda a gente esta experiência única que é velejar no Tejo.

Para além dos batismos de vela, vão decorrer no período da tarde uma aula de fitness e uma aula de treino de coordenação motora, já habituais nos eventos Vela+. Uma novidade vai ser a possibilidade de conhecer e de praticar uma modalidade desportiva menos conhecida, o Boccia. O Boccia é uma modalidade que integra os Jogos Paralímpicos e talvez por isso é menos conhecida da maior parte das pessoas que não se apercebe das enormes vantagens que esta modalidade possui em termos físicos e mentais.

Uma outra estreia neste Vela+ Desporto e Juventude é uma atividade de neurofitness, destinada a todos os que quiserem experimentar esta aula de “ginástica para o cérebro”. Trata-se de um conceito relativamente recente que se baseia nas últimas descobertas ao nível da neuropsicologia e que trabalha aspetos como o planeamento, a atenção ou a memória de uma forma inovadora e divertida.

Durante todo o dia irão decorrer os já habituais rastreios de saúde, abertos a todos os interessados, com uma novidade, a existência de rastreios de saúde oral.

Como já é habitual, irá decorrer no período da manhã (11h15) e no período da tarde (15h00) um workshop sobre os nós utilizados na vela. Neste workshop são ensinados os principais nós que são utilizados para içar e afinar as velas, assim como os nós utilizados para prender e amarrar os barcos. Algo que é útil no mar, mas também no dia a dia. A Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente volta a estar presente com uma nova iniciativa de sensibilização e promoção de boas praticas ambientais. Desta vez trata-se da oficina de resíduos do mar e o desafio é criar elementos decorativos a partir de resíduos retirados nos dias anteriores do próprio rio Tejo.

O dia termina com a entrega de diplomas a todos os participantes e com uma pequena sessão de encerramento em que se integra um espetáculo musical a cargo dos Cambraia, a banda cujo tema "Bom de se lembrar" tem funcionado como um hino do Vela+.