Lisboa e o Tejo

Nós somos parte de uma comunidade, crescemos nela e mesmo que o neguemos, ela acaba por moldar parte daquilo que somos. Nós que vivemos crescemos nas margens do Tejo, não fugimos à sua influência, mesmo que nunca nos tenhamos apercebido disso.

Muitos foram aqueles que trabalharam diretamente em atividades ligadas ao rio, mas mesmo para aqueles para quem a sua presença é mais discreta, ele faz sentir a sua influência. Pode ser por nos proporcionar um clima subtilmente diferente ou apenas porque nos momentos tristes ou de felicidade gostamos de ir para as suas margens e ficar a olhar para ele. Se olharmos para trás ele esteve provavelmente presente em muitos momentos importantes das nossas vidas.

Quando o Vela+ surgiu, uma das ideias centrais do projeto passava exatamente por redescobrir este rio. Velejar permite-nos ter uma perspetiva diferente do rio e também conhecer melhor o seu temperamento. E quando o conhecemos melhor, cresce a curiosidade sobre como ele seria quando, muito antes de nós, ele já era o rio de Lisboa.

Essa curiosidade leva-nos a descobrir todas as pequenas histórias que fazem a nossa História e que estão dispersas pelas margens do rio. A vela e a náutica em geral, também encerram uma história riquíssima que se confunde com a história deste povo que sempre esteve ligado ao mar. E a história de Lisboa confunde-se com a história deste rio onde velejamos. As marcas desta vida em comum são um património riquíssimo que é importante dar a conhecer.

Se olharmos com mais detalhe, o que o Vela+ pretende acima de tudo é contribuir com a criação de mecanismos que permitam adotar um novo estilo de vida. Um estilo de vida mais saudável em que atividade física tem um papel crucial, mas tem de ser complementada com outras atividades que estimulem o desejo de ir mais longe, de aprender mais e de conhecer novas experiências. Pedimos ajuda ao rio, para nos aguçar a curiosidade sobre tudo o que temos para descobrir sobre ele e sobre as suas cidades.

E assim, partimos numa viagem, à vela ou por terra, que nos leva à descoberta desta vertente histórica e cultural da vela e da náutica de recreio.

Assim o Vela+ assume que uma parte importante da atividade do projeto é divulgar e dar a conhecer todo o legado existente ao nível da cultura marítima, assim como todo o património museológico ligado ao rio e às atividades nele realizadas. É uma parte importante da nossa história e é uma parte de nós.

O Vela+ é um projeto de intervenção social na área de desporto e lazer que promove a prática da atividade física pela população sénior, tendo como veículo a vela. O Vela+ associa ao desporto, a saúde e a cultura e utiliza o rio como elemento motivador da relação entre o indivíduo e a atividade desportiva e, entre o indivíduo e o meio geográfico e cultural.

Copyright © 2016 | All rights reserved.