Nas férias, continuar a treinar

Chegaram ao fim os 3 meses de treino dos nossos atletas Vela+, que desde Abril cumpriram um programa integrado de treino de vela, treino físico, treino cognitivo e motor. Como sempre, esta fase final integra a realização de testes físicos e cognitivos e a avaliação de resultados.

E neste trimestre os resultados foram os melhores de sempre, quer ao nível da resistência e da capacidade cardio-respiratória, como ao nível da força e dos resultados obtidos nos testes cognitivos. E falar de bons resultados não é falar de records mas sim medir a evolução que todos os participantes tiveram comparando os resultados da avaliação inicial com os obtidos após 3 meses de treino.

A capacidade cardio-respiratória melhorou significativamente, principalmente naqueles que anteriormente tinham um padrão de vida mais sedentário e os testes realizados ao nível do treino de força mostraram uma grande melhoria em quase todos os praticantes. Este acréscimo de atividade e o desafio de velejar também produziram uma melhoria generalizada em termos cognitivos, em que sobressai uma diminuição dos níveis de ansiedade e um aumento muito interessante dos resultados ao nível dos testes de memória e coordenação motora.

Ao nível do treino de vela os resultados não podiam ser melhores, como atesta as imagens e o vídeo dos eventos Vela+ Cultura realizado na semana anterior.

Estas melhorias de performance ao nível físico e cognitivo têm um impacto importantíssimo na nossa qualidade de vida. Permitem que andemos mais sem nos cansarmos, que consigamos levantar mais peso e uma maior velocidade de reação ao tropeçar ou escorregar. E se estamos menos ansiosos e com menos stress, tudo fica mais simples.

Assim, que comecem as férias, mas que não parem os treinos!

Basta continuar a caminhar, a fazer os exercícios efetuados nos treinos e beber muita água! E claro, se pelo meio vos surgir alguém a precisar de tripulantes para um veleiro...