Evento Vela+ Cultura 2016

O evento Vela+ Cultura marcou o início dos eventos temáticos Vela+, que para alem dos batismos de vela, dos rastreios de saúde e das atividades regulares do Vela+ integram um conjunto de atividades associadas a um dos temas de referência do projeto.

Foi num dia de muito calor que se realizou o primeiro dos eventos Vela+ de 2016, este ano organizados de uma forma temática em torno dos três vetores de intervenção do projeto: Desporto, Saúde e Cultura. O local escolhido foi mais uma vez a Marina Parque das Nações que apoiou a organização do evento e para alem dos espaços de atividades em terra, contou com a presença de 3 embarcações dos Urban Sailors, parceiros do Vela+ para os meios náuticos.

O evento abriu portas pelas, 10h00 com uma pequena cerimónia de abertura em que esteve presente o Eng. Figueiredo Costa em representação da Junta de Freguesia do Parque das Nações, a que se seguiu a inauguração de uma exposição de pintura de António Oliveira. Neste primeiro evento dedicado à cultura a marca das artes e da cultura foi dada pela apresentação das obras deste pintor, ele próprio um participante do Vela+ que se iniciou na pintura desde muito novo e para quem as artes plásticas estiveram sempre presentes e em sintonia com a sua atividade profissional.

Este evento ficou igualmente marcado pela “chegada“ de um novo parceiro ao Vela+, a Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente. A procura de soluções para um desenvolvimento sustentável e a promoção de boas praticas ambientais foi desde sempre uma das prioridades do Vela+ pelo a possibilidade de ter a APEA associada ao Vela+ é para todos um momento de extrema importância. A APEA apresentou neste evento o Workshop “Tudo ao natural”, sobre a produção de sabonetes a partir de óleos usados.

Num plano mais desportivo este evento Vela+ contou com os tradicionais batismos de vela, com aulas de Fitness e de coordenação motora. Como complemento, complemento aos batismos de vela, os participantes puderam também participar em workshops de nós, os principais nós utilizados na pratica de vela.

O evento terminou com um momento de confraternização em que estiveram presentes representantes dos parceiros que mais têm contribuído para o sucesso do Vela+: O Instituto do Desporto e Juventude (IPDJ), a Administração do Porto de Lisboa, a Junta Freguesia do Parque das Nações, o INATEL, a Marina Parque das Nações, a Clínica Médica Central, a Farmácia Várzea e as empresas SportTools, Meditor e Braintech.