Projeto Vela+

O Vela+ é um projeto de intervenção social na área de desporto e lazer que promove a prática da atividade física pela população sénior, tendo como veículo a vela.

O Vela+ associa ao desporto, a saúde e a cultura e utiliza o rio como elemento motivador da relação entre o indivíduo e a atividade desportiva e, entre o indivíduo e o meio geográfico e cultural em que está inserido (cidade).

Na relação do indivíduo com o meio, o desporto-Vela e o rio Tejo permitem a integração de vários elementos que têm um papel importante na relação de proximidade entre pessoas, o rio e a cidade, cujos benefícios transcendem os pessoais e promovem a história da nossa história.

A cultura, tal como a saúde ou as questões ambientais, é integrada no programa e trabalhada no sentido de promover a “cultura” do que é nosso, as experiências e saberes, e uma maior consciencialização sobre o nosso património e as atitudes que interferem na promoção de hábitos que têm repercussão direta sobre a nossa qualidade de vida.

Das atividades do programa Vela+ fazem parte o treino físico, cognitivo, de coordenação motora e treino de mar, para além da monitorização de parâmetros de saúde e rastreios.

O Vela+ tem, ainda, 3 eventos anuais: Vela+ Desporto, Vela+ Saúde e Vela+ Cultura.

Desde 2015, é apoiado e co-financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos.

O envelhecimento não é um problema, mas uma parte natural do ciclo de vida, sendo desejável que constitua uma oportunidade para viver de forma saudável e autónoma o mais tempo possível. Direção-Geral da Saúde 2004 - Programa Nacional Para a Saúde das Pessoas idosas.