Treino Cognitivo e Motor

A complexidade do nosso organismo faz com que por vezes confundamos problemas físicos com aspetos que se situam num plano mais mental. Um treino para ser completo tem que trabalhar não só os aspetos puramente físico como aqueles relacionados com a forma como pensamos. O cérebro gosta de ser treinado, tal como os nossos músculos e todo o nosso corpo.

As sessões de treino cognitivo e motor desenvolvem-se em torno de exercícios que permitem desenvolver aspetos como a memória, a capacidade de decisão assim aspetos de caracter motor como o equilíbrio. Globalmente, são treinos que nos tornam mais rápidos na forma como decidimos e mais eficazes na forma como aprendemos a sentir os sinais do próprio corpo.

A intervenção baseia-se num tipo de trabalho já realizado por esta equipa junto de atletas de elite, onde é importante desenvolver estratégias que permitam combater a ansiedade, aliviar o stress associado às grandes competições. No entanto o stress não existe apenas na alta competição e estas mesmas estratégias são importantes no dia a dia de todos nós.

Em resumo, o treino cognitivo e motor é um treino complementar ao treino físico no sentido em que a maioria das tarefas resultam de uma conjugação entre uma capacidade física e um cérebro ágil capaz de tomar as decisões de uma forma rápida.