Treino de Mar

Chamamos a esta atividade, que é o elemento central do treino dos nossos velejadores, treino de mar e não treino de vela porque saber estar numa embarcação à vela não se limita a saber vela. É preciso aprender a conhecer o mar (no nosso caso o rio), compreender os perigos que este esconde e aprender todos os aspetos relacionados com a segurança, a defesa do meio e a responsabilidade que partilhamos com todos os que navegam connosco. Os treinos de mar são efetuados em embarcações de 10 e de 12 metros que requerem um bom trabalho de equipa.

Assim, estes treinos começam por fazer compreender as regras de segurança que têm de estar presentes sempre que estamos num barco. Porque é uma pratica antiga de onde ainda estão presentes termos e expressões de outras épocas, é também necessário aprender a terminologia associada à vela. Quem anda de barco tem de saber fazer nós! Os nós que amarram o barco e os nós utilizados em todos aqueles cabos usados para içar e ajustar as velas.

E depois claro, velejar. Aprender a andar ao leme, aprender a afinar as velas, compreender os caprichos do vento e das marés.

E acima de tudo, desfrutar da sensação de nos deslocarmos no rio, silenciosos e com espaço para ouvir a natureza que nos rodeia.