Treino de Mar
Treino Físico
Neurofitness
As Atividades do Programa Trimestral Vela Mais
Em cada trimestre do Vela+ os participantes cumprem um plano de treinos que integra um conjunto de atividades que se complementam de forma a preparar da melhor forma os futuros velejadores, para os desafios da pratica da vela. Velejar implica trabalhar o equilíbrio, desenvolver força muscular e treinar as capacidades de memória e de coordenação motora, por forma a usufruir da melhor forma da experiência única que é navegar usando apenas o vento. A importância do desenvolvimento destas capacidades não se esgota na pratica da vela e é crucial para melhoraria da saúde e da qualidade de vida de todos nós.
As atividades do Vela+ são assim os elementos base do treino dos nossos velejadores e estão adaptadas às características de cada um dos participantes. Após um rastreio médico realizado pelos médicos do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção Geral de Saúde, são feitas as avaliações que servem de base aos programas de treino físico, de treino cognitivo e motor.
O plano de atividades do Vela+ está desenhado tendo por base 3 dias de treino por semana, dois no ginásio e um num dos veleiros Vela+.
Porque o treino de Vela é um processo evolutivo, para além das atividades regulares de treino:
Treino de Mar
Treino Físico
Treino Cognitivo e Motor
Decorrem ainda com alguma regularidade palestras sobre temas ligados à vela, à náutica e a outros temas associados aos vetores que definem as principais linhas de orientação do Vela+: o Desporto, a Saúde, a Cultura e o Ambiente.

Treino de Mar
Chamamos a esta atividade, que é o elemento central do treino dos nossos velejadores, treino de mar e não treino de vela porque saber estar numa embarcação à vela não se limita a saber vela. É preciso aprender a conhecer o mar (no nosso caso o rio), compreender os perigos que este esconde e aprender todos os aspetos relacionados com a segurança, a defesa do meio e a responsabilidade que partilhamos com todos os que navegam connosco. Os treinos de mar são efetuados em embarcações de 10 e de 12 metros que requerem um bom trabalho de equipa.
Assim, estes treinos começam por fazer compreender as regras de segurança que têm de estar presentes sempre que estamos num barco. Porque é uma pratica antiga de onde ainda estão presentes termos e expressões de outras épocas, é também necessário aprender a terminologia associada à vela. Quem anda de barco tem de saber fazer nós! Os nós que amarram o barco e os nós utilizados em todos aqueles cabos usados para içar e ajustar as velas.
E depois claro, velejar. Aprender a andar ao leme, aprender a afinar as velas, compreender os caprichos do vento e das marés.
E acima de tudo, desfrutar da sensação de nos deslocarmos no rio, silenciosos e com espaço para ouvir a natureza que nos rodeia.
Treino Físico
A importância de uma boa condição física não é um exclusivo da vela. É algo porque devemos lutar como forma de garantirmos que nos mantemos saudáveis e como forma de contribuirmos ativamente para a nossa qualidade de vida.
O treino físico realizado no Vela+ tem como objetivo criar em todos os participantes rotinas que estes possam manter para além do seu programa de treinos de vela. Desenvolver a capacidade cardiorrespiratória, ganhar bons hábitos alimentares e de hidratação e ter força. O treino de força é crucial em idades mais avançadas, pela importância que tem na promoção da qualidade de vida, porque tem um papel crucial na prevenção de quedas e no combate ao sedentarismo e porque é a melhor forma de combater a fragilidade óssea (osteoporose), no caso dos participantes do sexo feminino.
Não importa a condição física com que chega, as sessões de treino físico vão prepara-lo para fazer vela e dar-lhe a energia que precisa para terminar o trimestre mais forte, mais rápido, mas acima de tudo mais saudável.


Treino Cognitivo
Atividade NeuroFitness é nome dado ao Treino Cognitivo que realizamos duas vezes com o objetivo de preparar os nossos atletas para as atividades que desenvolvemos no barco quando saímos à vela.
O desenho desta atividade é feito no âmbito de psicologia clínica e pretende trabalhar
diferentes funções cognitivas, tais como atenção, memória, juízo crítico, tomada de decisão, programação e execução de ações, tendo como pano de fundo a nomenclatura e as manobras que aprendemos a bordo.
Antes de cada trimestre é feita uma avaliação cognitiva a cada atleta que permite ter o ponto de partida para as atividades do trimestre, sendo repetida no final para sabermos quão positiva foi a evolução nestas funções. E se nesta sociedade a esperança de vida continua a crescer também cresce a nossa expectativa de envelhecermos saudáveis, e para que isso aconteça é necessário avaliar, prevenir e actuar; e nada melhor que fazê-lo em contacto com a Natureza.