No dia 1 de novembro, em celebração ao 136º aniversário do Porto de Lisboa, realizou-se 33ª Troféu Porto de Lisboa, a maior regata anual de vela de cruzeiro no rio Tejo. Uma regata marcada pelo vento forte com inicio na Doca de Belém e com um animado final de tarde com cerimónia de entrega de prémios.
Nesta edição especial, duas embarcações com atletas do Projeto Vela Mais marcaram presença, proporcionando uma experiência única para atletas italianas e portugueses que uniram esforços para participar nesta competição emocionante. Os resultados foram notáveis, conquistando o 25º e 26º lugar na classificação.
No dia 31 de outubro, antecedendo a regata, as atletas italianas tiveram a oportunidade de familiarizar-se com a embarcação e as águas do Tejo através de um treino de vela.
Esta participação marcou o encerramento das atividades para a equipa do Vela Mais em Itália. Enquanto a equipa portuguesa continua com as suas atividades trimestrais até dezembro.
O Projeto Vela+, desenvolvido pela Associação Seawoman, estabeleceu uma frutífera parceria este ano com a Associação Second Star Sailing para a sua implementação em Itália. O apoio crucial do Porto de Lisboa, Porto de Pisa e da Comissão Europeia tem desempenhado um papel fundamental para o sucesso contínuo deste projeto que promove não apenas a atividade física, mas também a socialização e a promoção de saúde entre os mais experientes.
Os atletas do Vela Mais continuam a ser uma inspiração, demonstrando que a vontade de mater um estilo de vida ativo através da vela, transcende fronteiras e idades, enriquecendo as vidas dos participantes e fortalecendo os laços entre as comunidades do Vela Mais.